Psiquiatria
Especialidades

Psiquiatria

Como é uma consulta com o psiquiatra?

Muitas das pessoas que atendo pela primeira vez chegam confusas a primeira consulta psiquiátrica.

Muitas delas já passaram por outros médicos em busca das causas físicas ou mais concretas para seus males.

Tantas outras são trazidas por familiares e amigos preocupados com comportamentos não desejáveis. Frequentemente recebo também solicitações sobre como convencer alguém a vir a consulta psiquiátrica, ou ainda como criar uma história, para trazer uma pessoa, contra sua vontade, até o consultório.

Isso acontece tanto por um desconhecimento sobre a psiquiatria, quanto por um certo preconceito de nossa sociedade em relação aos males da alma e da mente. Como se esses problemas causassem menos sofrimento do que os físicos, o que não é comprovado nas nossas vidas.

Quem pode realizar a consulta Psiquiátrica?

A consulta psiquiátrica é realizada por um médico psiquiatra. É um médico que depois de formado passa por uma residência em psiquiatria, que dura em média 3 anos.

Durante esse tempo entramos em contato com os diversos transtornos e formas de tratamento em sistema de internato, geralmente em um hospital psiquiátrico.

O outro caminho é quando um médico obtém o título de especialista, depois de passar por uma prova da Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

Como é uma consulta psiquiátrica?

A consulta psiquiátrica é composta de algumas etapas:

ANAMNESE

A consulta começa com uma anamenese, que nada mais é do que uma conversa entre o paciente e o psiquiatra. Durante a conversa o paciente conta o que o incomoda, sobre seus pensamentos e responde a algumas perguntas. Essa entrevista ajuda a chegar(fechar) a um diagnóstico. As pessoas geralmente falam sobre problemas de relacionamento, no trabalho, ou mesmo inseguranças e angústias relativas a um pensamento recorrente, comportamento indesejado ou estado de saúde.

EXAME FÍSICO

O psiquiatra também realiza um exame físico no paciente. Certas doenças como hipertensão ou diabetes podem gerar quadros de transtornos. O exame físico mais detalhado vai variar de caso para caso e de acordo com o paciente.

EXAME PSÍQUICO

Essa parte da consulta começa desde o primeiro contato entre o psiquiatra e o paciente, durante a conversa atentamos para aspectos da atenção e do humor, entre outros. Esse exame pode ser complementando com questionários e testes.

EXAME COMPLEMENTARES

Caso seja indicado solicito exames complementares, como hemograma e exames de imagem para auxiliar no diagnóstico e no plano de tratamento.

Como é o tratamento?

Após essa primeira fase eu e o paciente, ou sua família, traçamos em conjunto um plano de tratamento. Caso seja preciso indico uma psicoterapia ou ainda que o paciente procure também outro especialista, como neurologista e geriatra, por exemplo. Quando for necessário prescrevo medicações para ajudar no tratamento dos sintomas.

É muito importante que o paciente faça perguntas sobre o tratamento e tire as dúvidas.

De quanto em quanto tempo devo ir a uma consulta psiquiátrica?

O prazo entre uma consulta e outra é determinado pelo psiquiatra no fim da primeira consulta. Geralmente o intervalo inicial é de um mês, depois passando para intervalos maiores de acordo com a progressão do tratamento.

As consultas seguintes servem para avaliar se o plano de tratamento está respondendo as expectativas e, se for o caso, fazer ajustes necessários, como alteração de medicação, retirada de medicação, solicitação de novos exames, entre outros procedimentos.

Fonte: Lucas Benevides Psiquiatra

Veja outras especialidades