Carregando...

Artigos

AVC - Acidente Vascular Encefálico

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Cóccix

O cóccix é o último segmento da coluna vertebral. Junto com os ísquios, formam o tripé de sustentação do peso corporal, quando nos sentamos.

Coluna Cervical

A coluna cervical é composta de 7 vértebras ,discos intervertebrais, ligamentos e músculos.

Coluna Lombar

A coluna lombar é composta de 5 vértebras e 4 discos intervertebrais, que assim como o restante dos segmentos, tem a função de sustentar o nosso corpo.

Coluna Torácica

A coluna torácica é formada por 12 vértebras e 11 discos intervertebrais, sendo assim, a parte mais extensa da coluna vertebral.

Conceito da Dor

A International Association for the Study of Pain define a dor como: É a experiência sensitiva ou emocional desagradável associada ou relacionada a uma lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores com a dor.

Disfunção Sacroilíaca

A disfunção sacroilíaca pode ser ocasionada por lesão ou inflamação desta articulação e até mesmo acarretar um quadro de dor na região da lombar baixa das nádegas, do quadril e virilha.

Enxaqueca

A Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça conhecida como cefaléia, podendo ser crônica por durar mais tempo que o normal e caracterizada como uma dor pulsante, podendo afetar apenas um lado da cabeça ou os dois lados ao mesmo tempo.

Fisioterapia Geriátrica

Vivemos uma nova era em termos de tecnologia e avanços médicos e com isso a expectativa de vida aumentou, o que significa dizer que hoje temos um número maior de idosos vivendo mais e melhor. Se antes a expectativa de vida era de 60 anos, hoje ela é de aproximadamente 80 anos, e isso significa dizer que nossos idosos estão ficando cada vez mais velhos, e com esse envelhecimento, surge uma nova preocupação em termos de saúde e qualidade de vida.

Fisioterapia Preventiva

A fisioterapia preventiva é o ramo da fisioterapia que não se preocupa apenas com a reabilitação, mas também com a prevenção, visando muito mais do que atender pessoas doentes. É promover a saúde e prevenir doenças, levando a uma melhora geral da qualidade de vida.

Fisioterapia no Ganho das Qualidades Físicas e Musculares

- Hipertrofia muscular. Sabe-se que o ser humano, a partir de 40 anos, tende a perder, progressivamente, a sua massa muscular. Com a chegada da terceira idade, já haverá, aproximadamente, 30% de perda e o processo continuará evoluindo.

Fisioterapia Neurológica

A fisioterapia neurológica é uma área específica cuja atuação é voltada para as patologias que afetam o sistema nervoso central e periférico, retardando a progressão das doenças, melhorando a qualidade de vida, as atividades diárias, cognitivo, coordenação motora, marcha, e movimentos grossos e finos.

O tratamento baseia-se em exercícios que promovam uma propriocepção muscular, articular e a facilitação motora, induzindo ações terapêuticas para a reabilitação.

Fisioterapia Ortopédica

A fisioterapia ortopédica trabalha com as disfunções neuro-músculo-esqueléticas aguda ou crônica. As alterações estão presentes nos sistemas osteomioarticular e tendíneo. Tem o foco voltado para alterações posturais, LER/DORT, amputações, pré e pós cirúrgico, traumas e fraturas que necessitam de reabilitação e posterior intervenção preventiva para evitar a recorrência dos sintomas.

Método Isostretching

Isostretching é uma ginástica postural composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo, atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.Um procedimento para ganho de flexibilidade e fortalecimento do corpo, Os exercícios são posturais, globais.

Ombro Congelado

Também conhecida como capsulite adesiva , ocorre devido a possível traumatismo no ombro como: quedas, esportes que exijam grandes esforços ou posições incorretas.

Osteopatia

A osteopatia foi desenvolvida pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still, em meados do século XIX e hoje é utilizada em todo o mundo por pessoas de todas as idades. É uma terapia manual fundamentada em relações anatômicas e fisiológicas e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

Paralisia Facial

A paralisia facial ou paralisia da face é uma reação de perda de movimentos parcial ou total dos músculos de um lado da face, podendo ser central (afetando a fala, a língua) ou periférica (sem déficit na fala).

Psicologia

A psicologia se integra à equipe multidisciplinar para somar e reforçar o encontro do melhor atendimento ao paciente.

Quiropraxia

A Quiropraxia, foi desenvolvida em 1895, nos Estados Unidos da América, por Daniel David Palmer, desde então vem sendo desenvolvida pelo mundo todo, no Brasil é uma especialidade da Fisioterapia, a qual visa diagnosticar, tratar e prevenir alterações biomecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético.

Síndrome do Trato Iliotibial

O trato Iliotibial é uma fáscia localizada na região lateral da coxa que se estende até a tíbia. A união dos músculos glúteo máximo, médio e tensor da fáscia lata forma o trato iliotibial.